Arte Moderna

Hoje recebi um vídeo que me fez refletir “o que é arte?“. Eu sempre digo que adoro arte em todas as suas formas de expressão, mas o que define o que é arte ou não?

Se corrermos para o Michaelis ele dirá que arte é “1 Conjunto de regras para dizer ou fazer com acerto alguma coisa. Livro ou tratado que contêm essas regras. 3 Obra didática, que contém os princípios de alguma disciplina. 4 Execução prática de uma ideia. 5 Saber ou perícia em empregar os meios para conseguir um resultado. Filos Complexo de regras e processos para a produção de um efeito estético determinado. Habilidade. 8 Artifício. 9 Maneira, modo, jeito. 10 Profissão, ofício. 11 Manufatura.“, mas o “engraçado” é que arte também significa “12 Habilidade calculada, por vezes, inocente, mas, outras vezes, implicando dissimulação e hipocrisia; artimanha, astúcia, engano. 13 Maldade, malícia.“, ou seja, para provar que algo é uma obra de arte ou não é muito difícil, pois arte nunca é algo concreto ou exato; pois para um grupo um quadro abstrato pode ser uma arte divina e para outros pode ser simplesmente “um bando de rabiscos”. Claro que tem certas regras, conhecimentos técnicos e estudos para embasar melhor uma obra, mas o irreverente disso tudo é que nunca todos terão certeza daquilo que estão vendo (e sim, tem muita malícia e hipocrisia neste universo tão pequeno).

O video em questão é um video do canal do Youtube Porta dos Fundos, famosos por ironizarem vários assuntos polêmicos e não terem nenhum tipo de tabu na hora de falar de sexo, arte ou até mesmo D’us.

O que eu achei bacana no vídeo é que eles mostram que tem pessoas que se auto intitulam artistas fazendo grandes obscenidades (não no sentido sexual da palavra) e acham que estão inovando o panorama cultural e artístico do mundo (ou de sua época). E o pior de tudo isso? O pior é que tem tanto ignorante (ignorante no sentido literário; ignora o conhecimento; desconhece o assunto) apoiando essas maluquices que as vezes eu me pego pensando “por que eu não faço uma coisa idiota dessas e vendo por 20 mil reais?”.

Bom, vocês devem estar se perguntando que video é esse que foi citado em todo o texto, então cá está ele: http://www.youtube.com/watch?v=0Dt8ZFihbno

Depois deste redemoinho de pensamentos eu me “pego” pesquisando o que está acontecendo no cenário cultural e volto a pensar que podem criar o que quiserem, todavia eu vou continuar adorando as telas de Van Gogh e Dalí.

2

6

Sobre COOLtivar

Sou apaixonada por arte em todas as suas formas de representação. Gosto de filmes, exposições, circos, teatros, shows, museus, galerias e outros pontos culturais. Tenho o costume desde pequena de visitar sempre lugares históricos das cidades que eu passo, bem como da cidade onde vivo. Por isso resolvi escrever; porque sentia falta de um blog que desse dicas desses lugares no Brasil e no mundo. Não tenho a pretensão de ser uma crítica de artes, tampouco um guia 5 estrelas. Quero apenas escrever as dicas que eu sempre dei aos meus amigos, de um jeito informal e sem firulas.
Esse post foi publicado em Cultura & Arte e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

