FILE

Segunda-feira à noite teve a inauguração do FILE São Paulo. Infelizmente não pude ir, então corri pra lá ontem (terça-feira). E o que eu encontrei? Mais uma linda exposição. Impressionante como eles conseguem se superar a cada ano, com obras diferentes e propostas inusitadas. Sem dúvida alguma o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) não conhece as palavras “medo de arriscar”.

IMG_4936

Os artistas são do mundo todo: Brasil, Alemanha, Espanha, Japão, e o bacana é que muitas obras são feitas em conjunto por artistas de diferentes nacionalidades.

Assim que eu entrei, vi um grupo de idosos (aproximadamente 80 anos) discutindo um video. Depois, uma senhora deste grupo veio conversar comigo, fiquei encantada quando ela me disse que já tinha “fuçado” no site do FILE antes de ir lá ver de perto.

IMG_4949

IMG_4950

IMG_4951

Depois me deparei com uma garotinha linda, chamada Rebecca. Nós duas ficamos testando uma das obras, girando as plaquinhas que ficam na parte superior da instalação para ouvir o som que produz em todo o aparelho. Olha ela aqui:

IMG_4954

Em seguida me deparei com um enorme sofá “equilibrista”. No primeiro momento pensei: “por que raios prenderam o sofá assim?”, depois eu vi que ele não estava preso (sim, ele se mexia); ele tem 2 motores internos que giram para lados opostos, assim mantem o sofá naquela posição. A guia do FILE me disse que o artista quis representar as relações humanas; que o sofá, por ser um móvel bastante sociável (onde as pessoas se encontram, sentam e conversam) era o melhor produto para ficar nessa posição “instável”, pois assim são as relações, afinal, toda relação precisa de um equilíbrio. Achei super bacana a ideia deste artista e realmente a instalação provoca esse questionamento em quem se depara com ela; de que todas as relações (sejam familiares, profissionais ou com amigos) envolvem ações de equilíbrio para darem certo.

IMG_4952

E assim foi todo o meu passeio… andando e me encantando por cada obra que eu via lá. Eram instalações, animações, videos e músicas… tudo de muito bom gosto e bastante contemporâneo.

Teve uma instalação que eu achei “mágica”! Quem nunca deitou na grama, olhou pro céu e desejou encostar nas nuvens? Pois bem, sempre quis fazer isso também e lá pude “realizar” essa vontade. Os artistas Hyunwoo Bang e Yunsil Heo desenvolveram uma tela de tecido bem comprida que é “projetado o céu”. Você passa debaixo dessa tela e pode tocá-la e o bacana é que você pode mexer nas nuvens. Tem nuvens brancas e rosadas e você mesmo mexe no céu, é muito legal (e a textura é super gostosa; o toque é macio). As fotos abaixo foram tiradas do celular então não passam a dimensão e a beleza da instalação. Tem que conferir ao vivo!

IMG_4958

IMG_4960

IMG_4962

Tem outra instalação que eu adorei e que tinha fila para “testá-la”. A obra se chama Martela e é quase uma “cama de massagem”. Os artistas Ricardo Barreto e Maria Hsu quiseram trabalhar o sentido tato nesta obra, para isso eles criaram um robô tátil formado por 27 motores que são divididos por 3 grandes quadrados (cada quadrado contém 9 motores). E o que os artistas quiseram passar com essa obra? Eles quiseram sair do comum e não só se atentarem aos sentidos mais trabalhados nas obras (visão e audição); eles quiseram que os admiradores da obra participassem dela; que fossem tocados de múltiplas maneiras e em diferentes direções. O bacana da Martela é que envolve os usuários com as suas sensações, sejam agradáveis ou conflitantes. As fotos do celular ficaram muito ruins, por isso “roubei” a imagem do site do FILE. Olha só que instalação legal:

martela

Bom, não vou me prolongar mais escrevendo muito aqui, entretanto vou deixar vocês com mais vontade de ir ao FILE com algumas imagens de obras que estão expostas lá:

IMG_4965

IMG_4966

IMG_4970

IMG_4971

IMG_4973

IMG_4975

IMG_4979

IMG_4980

IMG_4981

IMG_4983

IMG_4990

IMG_4992

IMG_4994

IMG_4995

IMG_4998

Ah, e não se esqueça, o FILE está dividido em dois andares: você entra na exposição pela avenida Paulista e pode subir e/ou descer as escadas, pois tem obras espalhadas em cima e embaixo (olha a entrada de baixo):

IMG_4997

Onde? No prédio da Fiesp (Avenida Paulista, 1313).
Quando? Do dia 23/07 a 01/09.
Horário? Das 10h às 20h.

Prós: entrada gratuita, fácil acesso (tem um metrô na frente) e é indicado para todas as idades.
Contras: não tem.

Quer saber mais? Acesse: http://file.org.br/

E claro, não deixe de visitar ao vivo e a cores!

Sobre COOLtivar

Sou apaixonada por arte em todas as suas formas de representação. Gosto de filmes, exposições, circos, teatros, shows, museus, galerias e outros pontos culturais. Tenho o costume desde pequena de visitar sempre lugares históricos das cidades que eu passo, bem como da cidade onde vivo. Por isso resolvi escrever; porque sentia falta de um blog que desse dicas desses lugares no Brasil e no mundo. Não tenho a pretensão de ser uma crítica de artes, tampouco um guia 5 estrelas. Quero apenas escrever as dicas que eu sempre dei aos meus amigos, de um jeito informal e sem firulas.
Esse post foi publicado em Cultura & Arte e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

