Olho Grego ou Turco?

Minha amiga chegou de viagem e me trouxe um lindo presente para pendurar na parede, um olho grego/turco (abaixo):

9

Aí rolou aquela dúvida: “é turco ou é grego?”, porque todos dizem que é “grego”, mas ele foi comprado na Turquia. Então resolvi pesquisar sobre isso para sanar essa dúvida.

Este olho na verdade foi criado na Turquia e depois disseminado em vários países, entre eles, a Grécia.

1

Os turcos acreditavam que este talismã poderia protegê-los, afastando coisas ruins e “mau olhado” (inveja). Também acreditavam que funcionava para atrair sorte e consequentemente afastar todo tipo de azar.

A cor dele não é azul por acaso. O olho foi feito no azul pois acreditavam que o mau olhado tinha essa cor, com isso o amuleto na mesma cor seria eficiente para desviá-lo.

6

Ah, outra coisa: o olho é sempre feito em vidro e o intuito é que ele segure as más energias que poderiam ir para o seu “dono”, então quando ele se quebra ele já fez “seu papel”, protegendo a quem ele pertencia. Falam que o certo é jogar fora o talismã quando se parte e de preferência num rio ou outro lugar que tenha água corrente, ou seja, nada de guardar o amuleto quebrado, hein?!

Além disso, os “devotos” do olho turco acreditam que ele só será efetivo se for ganhado, ou seja, você não pode comprar um olhinho para você mesmo (tem que receber de alguém; ser presenteado com o talismã).

Na Turquia o olho é tão famoso que até montam árvores com eles, olha só:

8

Hoje, o olho que foi criado para proteção e para afastar o mau olhado é representado de várias formas como: pulseiras, colares, chaveiros, enfeites de parede, enfeites de carro, etc.

11

10

E você? Já ganhou ou presenteou alguém com um olho turco?

Anúncios

Sobre COOLtivar

Sou apaixonada por arte em todas as suas formas de representação. Gosto de filmes, exposições, circos, teatros, shows, museus, galerias e outros pontos culturais. Tenho o costume desde pequena de visitar sempre lugares históricos das cidades que eu passo, bem como da cidade onde vivo. Por isso resolvi escrever; porque sentia falta de um blog que desse dicas desses lugares no Brasil e no mundo. Não tenho a pretensão de ser uma crítica de artes, tampouco um guia 5 estrelas. Quero apenas escrever as dicas que eu sempre dei aos meus amigos, de um jeito informal e sem firulas.
Esse post foi publicado em Cultura & Arte e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Olho Grego ou Turco?

  1. Sergio Zeiger disse:

    estou adorando as suas postagens, e compartilhando. bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s