Curitiba

Nada melhor do que começar a semana comemorando os 3 gols que o Brasil fez ontem contra a Espanha e pensando no final de semana que está por vir e que será prolongado, devido ao feriado na terça-feira (me perdoem quem não mora no estado de São Paulo, mas a felicidade aqui é tamanha que o pessoal está se programando para viajar já faz mais de 1 mês). E para entrar nesse clima de viagem, nada melhor do que uma dica aqui pelo Brasil, não é mesmo?

Curitiba é uma daquelas cidades que eu morria de vontade de conhecer mas nunca me programava para ir. Até que um dia antes do último feriado, meu namorado e eu decidimos ir. Reservamos o hotel, fizemos as malas e caímos na estrada.

Como todos já tinham me dito, Curitiba é mesmo uma cidade limpa, com ruas largas e com pouco transito. É também uma cidade linda, com um clima gostoso (calorzinho durante o dia e frio a noite) e que transborda cultura.

photo (22)

Eram tantos lugares que queríamos conhecer que não sabíamos por onde começar, foi então que decidimos começar pela Opera de Arame. A Opera de Arame é simplesmente linda, toda arborizada e de quebra conta com um lago. Para chegar até ela você é obrigado a passar por uma ponte (de arame) que está em cima do lago e que é amparada por muros altíssimos de pedras. Infelizmente eu peguei uma época onde eles estavam fazendo reformas, então não deu para assistir nada lá, mas só o visual do lugar já valeu (e muito) a visita.

curitiba 4

curitiba 5

curitiba 6photo (50)

Quanto paguei para entrar lá? Simplesmente nada! Sim, essa é mais uma das vantagens de quem mora (ou visita) Curitiba, tem muitos lugares COOL para ir sem gastar nenhum centavo.

Outro lugar que eu não poderia deixar de visitar é o Museu Oscar Niemeyer, famoso por seu formato de olho. Ao contrário das maiorias das obras brancas do Niemeyer, o Museu que leva o seu nome é colorido, sendo amarela sua base, com um lago embaixo, envolto por grama e todo espelhado, refletindo assim o céu durante o dia e o por do sol ao entardecer . É simplesmente deslumbrante! Vive com filas homéricas, por isso, uma dica: se quiser conhecer seu interior, vá durante a semana. Qual o preço do ingresso? Seis reais a entrada (se for estudante ou idoso custa apenas três reais), além disso toda primeira quinta-feira do mês e todo primeiro domingo do mês a entrada é GRATUITA.

FOTO NANI GOIS 02.02.2005

curitiba 11

photo (32)

photo (31)

photo (35)

Outro lugar que eu me encantei pela beleza e grandeza é o Jardim Botânico; ele conta com largos gramados contornados por lindas mudas coloridas. No seu interior tem uma bela estufa, ampla e com espécies de flores (e árvores) variadas. Este passeio também é gratuito e agrada a toda família!

curitiba 2

curitiba 3

photo (37)

photo (42)

Uma amiga me recomendou o Parque Tanguá, achei lindo também. Lá é espaçoso, arborizado e indicado para todas as idades. Olha só as imagens:

curitiba 10

curitiba 9

photo (28)

Para quem quer curtir a noite; ir para barzinhos ou simplesmente aproveitar os restaurantes italianos da cidade, nada melhor do que o bairro Santa Felicidade. Lá tem mil opções para todos os tipos de gosto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

santa felicidade 2

Vocês também precisam conhecer o Largo da Ordem, que fica no centro histórico da cidade. Lá tem igrejas, tem uma mesquita linda e vários prédios que contam a história de Curitiba. Aos domingos tem feira de artesanato.

largo da ordem 1

largo da ordem 2

largo da ordem 3

largo da ordem 4

E por último, e não menos importante, a Praça da Espanha. Esta praça é pequena de tamanho, mas rica de detalhes. É bonita, florida e rodeada por restaurantes legais. Comi num restaurante espanhol, para fazer jus ao local. A comida estava deliciosa e foi embalada por uma sangria, bebida típica do país que nomeia o local.

praca 1

praca 2

Curitiba me conquistou por sua cultura e organização, por todos os cantos que eu passei. Sem falar nos restaurantes… deliciosos! Se quiserem dicas de onde comer lá, escrevam pro COOLtivar que depois eu posto aqui.

Bom pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado do post.

Querem mandar sugestões de pauta? Enviem um email para: cooltivar@gmail.com

Bjos e até amanhã!

Sobre COOLtivar

Sou apaixonada por arte em todas as suas formas de representação. Gosto de filmes, exposições, circos, teatros, shows, museus, galerias e outros pontos culturais. Tenho o costume desde pequena de visitar sempre lugares históricos das cidades que eu passo, bem como da cidade onde vivo. Por isso resolvi escrever; porque sentia falta de um blog que desse dicas desses lugares no Brasil e no mundo. Não tenho a pretensão de ser uma crítica de artes, tampouco um guia 5 estrelas. Quero apenas escrever as dicas que eu sempre dei aos meus amigos, de um jeito informal e sem firulas.
Esse post foi publicado em Pé na Estrada e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

